quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ciências da Natureza - Inovação


O ensino de ciências tem sido praticado de acordo com diferentes propostas educacionais, que se sucedem ao longo de décadas como elaborações teóricas e que, de diversas maneiras se expressam na sala de aula. Ainda hoje o ensino é baseado na mera transmissão de informações tendo como recurso exclusivo o livro didático e sua transcrição no quadro negro, outras já incorporam avanços, produzidos nas ultimas décadas sobre o processo de ensino de ciências em particular.
A inovação na educação veio apartir da lei de Diretrizes e Bases (LDB-1996) que introduziu algumas mudanças no sistema de ensino do país, valorizando uma formação geral estimulando a capacidade de pesquisar, buscar informações, interpretar situações deixando para trás o simples exercício de decorar.
Diante disso, nós (professores) procuramos melhorar o ensino de ciências de forma interdisciplinar, com uma preocupação de promover ainda a iniciação cientifica e uma formação cidadã.

Essa proposta visa inovar através da contextualização, que propõe quebrar a forma inativa do ensino, utilizando a criatividade, desenvolvendo as competências e formando cidadãos.
Dessa forma acreditamos que a sala de aula não deve ser apenas um local de aprendizagem, mas também um ambiente onde o aluno se desenvolva como todo, onde exercita habilidades como cooperação, concentração, organização, observação, resolução de problemas entre outras.

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